Nome de baptismo: Hermínio Rosário Dias
Data de nascimento: 22/12/1935
Local de nascimento: Benfeita - ARGANIL
Data de falecimento: 15/10/2006
Local de falecimento: Benfeita - ARGANIL
Sepultado em: Cemitério de Benfeita - ARGANIL
Localização: Sepultura 7
Responsável: Site da Benfeita - 09/04/2010

Hermínio Dias

HERMÍNIO DIAS

1935-2006

Hermínio Rosário Dias, também conhecido por "Sacristão", era um homem afável e cuidadoso, bem disposto e sociável, e muito respeitado por todos.

Casou na Igreja de Santa Cecília, na Benfeita, em 27 de Julho de 1958, com Alda Nunes dos Santos, de quem teve uma filha, Maria da Graça, em 1959.
No próprio dia de casamento partiu com a esposa para Coimbra, onde o seu pai já estava estabelecido como comerciante de géneros alimentares, vinhos e mercearia, tendo aí permanecido durante mais 23 anos.

Regressado à Benfeita, dedicou-se ao comércio de queijo e à vida do campo. Trabalhou na Liga de Melhoramentos de 1982 a 1985, no tempo em que era Presidente da Direcção o Sr.José Alberto Oliveira Gaspar e foi membro da Irmandade de Nossa Senhora de Assunção e do Santíssimo Sacramento.

Fez parte do grupo de pessoas que iniciaram as actividades do Centro de Dia, em 1985, com um pequeno lanche para a terceira idade, organizado pela Caritas Diocesana, de Coimbra.
Dedicado a esta causa de alma e coração, Hermínio Dias, foi secretário da Fábrica da Igreja e começou a ajudar o padre da freguesia, Dr.António Dinis, como Técnico Auxiliar da Paróquia, actividade que exercia com muito orgulho e muita dedicação.

Fez parte da equipa eleita pelo PSD, nas Eleições Autárquicas de 9 de Outubro de 2005, tendo desempenhado o cargo de Secretário da Junta, durante 12 meses. Faleceu subitamente, em 15 de Outubro de 2006, vítima de ataque cardíaco, quando jogava as cartas no Café da aldeia.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA

Clique sobre as imagens para ampliar