O  RELÓGIO  DA  TORRE

Fonte: A Comarca de Arganil
Data: 05/06/1945

A Tôrre de SALAZAR
na BENFEITA

vai ter um relójio

que todos os anos - a 7 de Maio -
repicará automática e festivamente
no SINO DA PAZ

A máquina do relójio da "Torre Salazar"

A "Tôrre de Salazar", ou "Tôrre da Paz", como também lhe teem chamado, que se ergue elegante na Benfeita, no adro da linda capela de Santa Rita, e em frente da povoação a que Simões Dias chamou um lenço de três pontas a branquejar ao sol, foi acolhida pela imprensa portuguesa com bem merecidas palavras de aplauso e de louvor.
Na realidade, a simpática e feliz ideia de comemorar a paz portuguesa e homenagear o estadista que soube, através de tantas dificuldades conhecidas e de muitas outras ainda ignoradas, mas que a história divulgará um dia para sua maior glória, evitar, com inexcedível dignidade e proceder clarividente, que a guerra horrorosa que destruía a Europa se alargasse à nossa terra, colocou a Benfeita em posição de merecido destaque, publicando os jornais diários de Lisboa e Pôrto repetidas notícias, algumas delas acompanhadas de gravuras com aspectos da povoação, do catavento que corôa a tôrre e do seu histórico "Sino da Paz".

Mas o nome da Benfeita ultrapassou já as fronteiras da nossa pátria. A "Torre Salazar", o "Sino da Paz" e a forma como o fim da guerra foi comemorado na simpática aldeia que a ribeira da Mata atravessa, mereceu elogiosas referências na imprensa do Brasil e da nossa vizinha Espanha.

À nossa frente temos um dos mais importantes jornais de Barcelona, "El Correo Catalan", do dia 13 de maio findo, e nele encontramos, sob o título "Portugal celebra el fin de la guerra" e o subtítulo "Ereccion de la Tôrre de la Paz en Benfeita", a seguinte notícia, que entendemos merecer as honras da transcrição, para que fique nas colunas de A Comarca de Arganil a demonstrar a repercussão que teve, na Península, a ideia que em boa hora o nosso patrício e amigo sr. Leonardo Gonçalves Matias lançou, e todo o povo da Benfeita secundou e ergueu carinhosa e entusiàsticamente:
Ler notíciaEl Correo Catalan

Na montra da Casa Travassos, do Rossio, 42 e 43, em Lisboa, está em exposição, durante a presente semana, a máquina do relójio que vai ser colocado na tôrre da Benfeita e que foi especialmente fabricado pelo conhecido e afamado relojoeiro Manuel Francisco Cousinha, proprietário da fábrica "A Boa Construtora", de Almada.
A máquina em exposição, constitui uma peça notável de relojoaria, podendo orgulhar-se dela o seu hábil e consagrado construtor, que nela quis pôr, não apenas tôda a sua reconhecida ciência profissional, mas também a sua arte, não só por ser artista probo e consciencioso, mas também por o relójio se destinar à tôrre de homenagem a Salazar e esta estar edificada na Benfeita, freguesia vizinha daquela em que nasceu, pois é natural também do nosso concelho, da freguesia de Pomares.

Para perpetuar igualmente a Paz Portuguesa e o fim da guerra na Europa, o relójio tem um dispositivo especial por virtude do qual, em todos os anos, no dia 7 de maio, em que o "Sino da Paz" se fez ouvir pela primeira, o relójio dará automàticamente um repique de 1620 badaladas, para comemorar e recordar êsse dia histórico, em que a sangrenta luta terminou no nosso continente.
Na máquina, que é tôda ela a demonstração do excelente trabalho daquele nosso patrício, figura sôbre êsse dispositivo uma pomba em bronze, poisada numa esfera armilar. A pomba tem no bico um raminho de oliveira e em volta da esfera lê-se uma legenda que diz: "A Paz seja connosco". À esquerda e à direita da pomba, gravadas em dois discos também de bronze, vêem-se duas legendas, que dizem, a recordar as históricas palavras proferidas por Salazar no Parlamento, ao anunciar a victória dos aliados: "Bendigamos a Paz" e "Bendigamos a Victória".
O relójio, cujo mostrador se encontra já na Benfeita e tem um metro de diâmetro, deve ser colocado na tôrre dentro de quinze dias.

Fotografias de V.Quaresma - Junho/2001

A Benfeita prepara-se para receber carinhosamente a excursão que, como A Comarca de Arganil já noticiou, de Lisboa vem no dia 9 de julho visitar o "Sino da Paz", excursão que ficará sendo a primeira das muitas que hão-de incluir esta povoação nos seus itinerários, graças à repercussão e à celebridade que lhe deu, por tôda a parte, a sua bonita "Tôrre Salazar" e o seu histórico e único "Sino da Paz".