ARTESANATO  NA  BENFEITA

 

A ARTE EM PURA LÃ

Existe na Benfeita uma pequena e modesta oficina de fabrico de peças artesanais, explorada por duas simpáticas senhoras de nacionalidade alemã que utilizam como matéria prima a pura lã penteada e tingida, de ovelha, lama, camelo e alpaca, de diversas qualidades e procedências, sabão e água quente.

Contam com as suas habilidosas mãos e creatividade, para darem forma aos mais diversos modelos tradicionais alemães de chapéus espectaculares, coletes, flores e bonecos, feitos em feltro artesanal, que vendem nos mercados medievais e em feiras de artesanato, realizadas em Portugal e na Alemanha, país de onde são originárias.

Do seu trabalho e determinação deveria sair algum estímulo para o fabrico de artesanato local que parece estar adormecido, entre nós. Algumas senhoras benfeitenses parecem só trabalhar para o enxoval das filhas ou das netas e não existe nenhum espaço, por pequeno que seja, destinado à exposição e venda desses artigos, nomeadamente, colchas de renda, toalhas de mesa, naperons, pegas e panos de cozinha bordados, como em tempos se pôde ver na Feira do Avô também, esta, já desaparecida.

Stefanie Köhne e Melanie Maier são mães de família e vivem na Teixogueira com os respectivos maridos e filhos, num total de 14 pessoas, mas ainda estão com alguns problemas de integração pois os organismos aonde se dirigem para tratar da sua documentação ainda não sabem o que devem pedir primeiro, se o Cartão do Centro de Saúde, se o Cartão de Residência, pois sempre que vão tratar de um, é-lhes pedida a apresentação do outro; no entanto, dizem sorrindo, "já têm Cartão de Contribuinte". Já falam a nossa língua, têm muito trabalho e não está nos seus planos regressarem às suas terras de origem. 

Gente simpática, cordata e trabalhadora, lá vão sorrindo e trabalhando enquanto esperam que os burocratas portugueses dêem uma ajuda, já cá estando há mais de 6 anos.