A  BENFEITA  NA  SIC

Vir é o melhor remédio!

Com apresentação de Mário Augusto a SIC exibiu, no dia 11 de Julho de 2008, um apontamento sobre a Aldeia de Xisto da Benfeita, no programa "Ir é o melhor remédio", integrado no Jornal da Noite das Sextas-Feiras.

Este programa de informação regional aborda temas para divulgação das localidades, relacionados com o turismo, com o lazer e com a gastronomia; por isso, aqui tiveram especial destaque, a Torre da Paz, a Fraga da Pena e a Mata da Margaraça.

Como atracção gastronómica foram referidos a "Broa com Sardinhas", a "Broa com Chouriço", a "Broa com Bacalhau", os "Coscoréis" e a "Tijelada", especialidades muito apreciadas na região.

A característica principal deste programa é a de motivar e incentivar os portugueses a irem visitar as localidades apresentadas, não pretendendo, contudo, ser um apontamento demasiado exaustivo.

O presidente da Junta, Alfredo Martins, falou sobre o mecanismo do relógio da Torre que, desde 1945, faz tocar o Sino da Paz, todos os anos, a 7 de Maio, pelas duas e meia da tarde, com 1620 badaladas, para assinalar o fim da segunda guerra na Europa e demonstrou como se dá corda ao relógio da Torre.

A Benfeita é uma terra pequena, escondida entre montanhas na Serra do Açor, mas contém várias atracções para descobrir.

A Praia Fluvial e os Caminhos do Xisto foram enaltecidos por serem considerados mais-valias para o turismo na região.

Foi dada uma nota negativa à falta de um restaurante de referência na aldeia, para apoio a uma estrutura turística de qualidade que ajude os visitantes.

Nuno Gonçalves, sócio-gerente do QB (Quiosque da Benfeita e Quinta da Baralha), refere a criação da sua unidade de turismo rural perto da aldeia; mas, só prevê a abertura de um restaurante, na Benfeita, dentro de um ano e tal.

A paisagem deslumbrante dos "Caminhos do Xisto" e o arvoredo da Mata da Margaraça fazem parte da oferta turística da região, num contacto privilegiado e único com a natureza.

A pequena cascata da Fraga da Pena foi considerada uma das maiores mais-valias entre os recursos naturais da zona de paisagem protegida da Serra do Açor e foi aqui apelidada de "Catedral da Natureza".

Face à inexistência de restaurantes na Benfeita, Maria Manuela Martins, esposa do presidente da Junta de Freguesia, recebe simpaticamente a equipa da SIC na sua residência, brindando-os com um agradável almoço típico.

A Tijelada e os Coscoréis fizeram parte da ementa do almoço e tiveram os merecidos elogios.

Também a "Bôla de Bacalhau" obteve uma nota positiva, juntamente com as outras coisas boas da tradição gastronómica da região.

Mário Augusto toma, com Dorinda dos Anjos Martins, o copo da despedida, faz uma referência especial à hospitalidade e à simpatia das pessoas da Benfeita e lança um convite aos telespectadores para visitarem a nossa aldeia e deixarem-se surpreender pela sua beleza.

V.Quaresma - Julho 2008
Imagens © SIC 2008