A  BENFEITA  NA  RTP

Em 28 de Setembro de 2007, a RTP1, no seu programa "Portugal em Directo", espaço dedicado à informação local e regional apresentado pela jornalista Dina Aguiar, efectuou uma emissão, em directo, no espaço do antigo Campo da Bola, na Benfeita,  conduzida localmente pela repórter Andreia Neves.

Falaram, o Presidente da Junta de Freguesia da Benfeita, Alfredo Oliveira Martins e o Presidente da Câmara Municipal de Arganil, Eng.Ricardo Pereira Alves. Prestou, também, o seu depoimento, António Alberto Martins, antigo carteiro dos CTT da região, conhecido por Mina, tendo explicado que isso se devia ao facto de sua mãe se ter chamado Guilhermina e ser conhecida por Mina. Falou do relógio da Torre da Paz que, durante sessenta anos, tratou como se fosse o seu "menino" tendo assistido à construção da torre desde a colocação da primeira pedra e explicou, ainda, o funcionamento do mecanismo automático que dispara, anualmente,  1620 badaladas, no dia 7 de Maio, comemorando a Paz na Europa, desde 1945. 

Alguns artesãos da região foram também ouvidos, como o José Pinheiro, das Luadas, que exibiu os diversas modelos de casinhas que executa, recorrendo à matéria prima mais abundante nas serras da nossa região, o xisto, e que são muito apreciadas pelos visitantes da freguesia; o Jorge Santos Costa, dos Pardieiros, que mostrou a sua arte a fazer colheres de pau e lastimou a falta de seguidores na sua arte, que considera em extinção; a Stefanie Köhne, cidadã alemã radicada na Benfeita, que expôs todo o seu saber na arte de trabalhar o feltro (pura lã virgem, penteada e tingida) só com as suas mãos, sabão e água quente, fazendo artesanato do norte da Europa e o Carlos Simões que, sobre a gastronomia da terra, falou da chouriça de carne, da morcela e de uma especialidade muito apreciada, o chouriço do bucho, que é feito com carne de porco cozida, sangria, lombo, coração, rim e arroz.

Nas suas intervenções, Alfredo Martins, afirmou que o Turismo é a sua grande aposta para se tentar evitar a desertificação, o marasmo e a monotonia das aldeias da sua freguesia e que, em conjunto com a Câmara Municipal de Arganil, prevê criar condições para atrair visitantes, dinamizando e criando estruturas na área do turismo nesta região que tem o previlégio de possuir no seu seio geográfico um potencial enorme, referindo-se à Mata da Margaraça, à Fraga da Pena e aos recém-inaugurados Caminhos de Xisto que percorrem trilhos de enorme beleza, constituindo um polo de grande interesse para os amantes da natureza, com paisagens deslumbrantes.

Ricardo Pereira Alves falou sobre o Projecto das Aldeias de Xisto que permitiu requalificar 23 aldeias da Região Centro, das quais a Benfeita, sendo a maior, é um dos pontos de maior atracção turística no Concelho de Arganil. A sua aposta é na qualidade, na requalificação dos espaços públicos e particulares e numa forte divulgação das potencialidades do Concelho, cujo plano estratégico está já em preparação.
Falou da criação de um eixo turístico que passa por Arganil, Côja, Benfeita, Fraga da Pena, Mata da Margaraça e Piódão, principais pontos atractivos no Concelho, estando já em curso importantes investimentos na área das acessibilidades em parceria com o Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade, entidade responsável pela Área de Paisagem Protegida da Serra do Açor, para fomentar o desenvolvimento turístico que é uma das áreas preferenciais de actuação.
Sobre o futuro falou sobre a aposta que se vai fazer nos produtos endógenos da região, na valorização do nosso artesanato, na gastronomia, nas tradições locais e esclareceu que esta é uma aldeia com futuro, virada para o turismo, e o seu desenvolvimento passa pela nossa capacidade em potenciar tudo aquilo que são os nossos pontos fortes.

O Grupo Coral da Benfeita esteve presente durante todo o tempo que decorreu esta reportagem, fazendo-se ouvir em fundo musical, entoando algumas canções da nossa terra e cujo texto aqui deixamos registado.

Sou da Benfeita

Sou da Benfeita e satisfeita em ser de lá,
Terra mais linda não vi ainda, ou não há,
Linda Benfeita nas tuas fontes,
Quero beber,
E no teu sol arrebol, 
Quero aquecer;

LINDA BENFEITA, TERRA LINDA ABENÇOADA,
EU TRAGO-A SEMPRE GRAVADA,
DENTRO DO MEU CORAÇÃO,
TERRA FORMOSA DESTA PÁTRIA,
TÃO DITOSA,
QUEM ÉS TU LINDA BENFEITA,
QUE ÉS TU MEU IDEAL,
LINDO RINCÃO DO NOSSO PORTUGAL

Ao romper do dia

Logo ao romper do dia
Toca a Ave-Maria
Para trabalhar

À noitinha ao fim de ceia
À Luz da candeia
Vamos para bailar
Adeus oh Benfeita, terra querida
Das mais garridas de Portugal
Com a beleza da natureza
Não se encontra outra igual
Oh ai!

Raparigas do teu tempo
Cantai com tempo
No cantinho da Benfeita
Que é tão perfeita
Para os corações

Ai linda, ó Benfeita
Com moças Formosas
São pétalas de rosas
Do teu roseiral
Todos te respeitam
Benfeita ditosa
Ai terra formosa
Meu berço Natal
Oh ai

SE ALGUM DIA ALGUÉM VIER
PARA TE VENCER
TEM QUE RECUAR
POR TI Ó TERRA QUERIDA
DAREI A VIDA PARA TE
SALVAR.

V.Quaresma - Setembro 2007
Imagens © RTP 2007