OBRAS  NA  BENFEITA

Aldeias de Xisto

Conforme previsto no Plano da Aldeia, iniciado no ano 2000, encontram-se agora em curso as obras para a criação de dois espaços públicos: a Praia Fluvial, e estruturas de apoio ao campo de jogos para requalificação e beneficiação da zona da ribeira onde se localizam, e a criação de uma Biblioteca na Casa-Museu de Simões Dias.

A criação do polidesportivo, balneáreos e bancadas, e a aquisição e instalação da Casa-Museu de Simões Dias estão na ponta final das intervenções na Benfeita, ao abrigo do financiamento da Comunidade Europeia orçado, inicialmente, em cerca de um milhão de euros; não sendo, porém, as últimas, pois ainda está por concretizar o plano para a Quinta do Dr.Urbano.

Prevê-se que estas duas obras já estejam concluídas antes do próximo 15 de Agosto, dia da Benfeita no calendário dos filhos da terra pelo que, nessa altura, os que nos visitarem já poderão beneficiar desses espaços.

Praia fluvial

Esta infra-estrutura visa potenciar a atracção turística da região do Açor, criando uma nova zona recreativa e de lazer na margem esquerda da Ribeira da Mata.

O espaço agora trabalhado foi conseguido graças aos esforços da CCDR, Junta de Freguesia e Liga de Melhoramentos, tendo estas três entidades chegado a um acordo conjunto; no entanto, a responsabilidade pela manutenção deste espaço deverá ficar a cargo da Junta de Freguesia, única com capacidade técnica e humana, para o efeito.

Construção dos balneáreos Construção dos balneáreos
Construção dos balneáreos Construção dos balneáreos

Biblioteca

A casa onde nasceu o poeta Simões Dias encontra-se em obras de recuperação, estando a ser objecto de uma reconstrução total devido ao avançado estado de degradação em que se encontrava.

Adquirida pela Câmara Municipal de Arganil prevê-se que aqui sejam instaladas uma Biblioteca e um Museu com o nome do poeta benfeitense, autor dos Peninsulares e uma Loja para venda de artigos regionais e artesanato.

Placa identificativa da casa do poeta Obras em curso na casa do poeta
Casa do poeta antes das obras

Caso pretenda colaborar com a Câmara de Arganil no apetrechamento da Biblioteca da sua terra, poderá contribuir com alguns alfarrábios da sua biblioteca particular, assim como alguns objectos antigos, de uso local, para fazerem parte do acervo da Casa-Museu; devendo, para isso, contactar a Junta de Freguesia.

Futuramente contamos poder incluir neste site uma página dedicada ao Museu da Benfeita, com fotografias e descrição dos objectos doados e do espólio da família do poeta.

Vivaldo Quaresma Abril/2007