PARQUE  DE  MERENDAS

O PARQUE DE MERENDAS DA BENFEITA

Está em curso, na Benfeita, junto ao campo da bola, a construção de uma nova e agradável zona de lazer, conhecida por Parque de Merendas, criada pela Junta de Freguesia para dar apoio a grupos de pessoas que pretendam organizar almoços, piqueniques, convívios ou outras patuscadas, com ou sem churrasco.

No local foram instaladas 2 churrasqueiras a carvão, com chaminé, e várias mesas de madeira com bancos. Este aprazível local, vem agora concorrer com a sua "prima mais velha", a Fonte das Moscas, caso os seus utilizadores apenas desejem fazer uma pequena merenda a meio da tarde ou, simplesmente, lerem um livro ou fazerem algum trabalho ou pesquisa na Internet, no seu computador, tendo como fundo o inconfundível, reconfortante e doce marulhar das águas da ribeira.

Este parque encontra-se dividido em 3 áreas, distribuidas em 2 pisos, nelas tendo sido plantadas algumas árvores de sombra.

O terreno, que abrangia 2 parcelas, foi especialmente adquirido para o efeito pela Junta de Freguesia, ainda na gestão de Alfredo Martins, em 2015, pelo valor de 2.000 euros, sendo seus antigos proprietários: Alda Nunes dos Santos e Rogério Simões Martins, mas foi no mandato de José Pinheiro que a obra se iniciou e concretizou, sendo sua a responsabilidade do traçado final.

O uso deste espaço é livre, embora se presuma que o funcionamento da churrasqueira possa estar sujeito a autorização prévia, em épocas críticas, não podendo ser utilizada por menores. A sua manutenção e limpeza estará a cargo da Junta de Freguesia.

A emissão de fumos e cheiros para a atmosfera encontra-se devidamente legislada, sendo permitida a queima de material lenhoso e de outro material vegetal, a céu aberto, desde que o local seja arejado, limpo e esteja sob vigilância constante e a sua realização não esteja proibida pela Protecção Civil municipal, embora se preveja a possibilidade de alguma "fricção", em dias ventosos, entre os causadores de fumaça resultante de uma sardinhada gordurosa (sufocante e mal-cheirosa), por exemplo, e os praticantes de desporto, no campo da bola adjacente, apenas separados por uma rede de arame de malha aberta.

Nesta data, a obra ainda não se encontra totalmente concluída, faltando colocar as grelhas definitivas nas churrasqueiras e os caixotes do lixo; mas, quanto a sombra, se não quisermos esperar que as árvores cresçam... só trazendo chapéus de sol, na parte da manhã, ou esperar que o sol se esconda atrás do monte, o que acontece na parte da tarde.

Hoje, após a tomada de posse da nova Assembleia de Freguesia, já se sentiu o cheirinho da bela febra, o que constituiu, por assim dizer, a inauguração deste prazeiroso espaço.

Parabéns à Junta de Freguesia que, assim, dá mais um passo em prol do Ambiente, do Turismo e do bem-estar da população na nossa terra.

VIVALDO QUARESMA
09/10/2021