HISTÓRIAS  DA  NOSSA  TERRA

Título: O Grupo do Serão
Autor: Maria dos Anjos Gonçalves
Data: 20/08/2007

Recolha de: Dra.Maria do Rosário Pimentel/2002

O "Grupo do Serão"

Na garagem da minha casa, juntamo-nos à noite, ao serão: a Gilberta Rosa, de 68 anos, viúva de António da Fonseca; a Adelina Nunes (79), viúva de César Prata; a Dorinda Martins, mais conhecida por Dorinda "Gorda" (85), viúva de António Simões; a Dorinda Oliveira, mais conhecida por Dorinda "Menana" (82), viúva de António Rosário Dias; e eu, Maria dos Anjos Gonçalves, também conhecida por Maria "do Jaime" (78), viúva de Jaime Quaresma Nunes. (Idades em 2007)

Do nosso convívio, quis Deus que já tivessem partido a Assunção Oliveira, viúva de Arlindo Martins Gonçalves e a Rosa Brito, em 2003, com 71 anos, viúva de António Francisco.

Este grupo, a que chamamos "Grupo do Serão", já é o único do género, na Benfeita. No nosso serão fazemos trabalhos manuais em croché, bordados em ponto de cruz e baínhas abertas (ponto ajour) e, no final, depois das 11, ainda jogamos às cartas quando nos apetece e ainda não temos sono. Também aproveitamos, de vez em quando, para fazer uma boquinha com bolos, chá e marmelada. Às vezes, quando a conversa amornece até caímos no sono e passamos pelas brasas.

Neste nosso serão diário, aproveitamos para ver televisão, relembrar os que já partiram e as coisas do passado; mas, também falamos do presente, das nossas necessidades, dos nossos desejos para a nossa aldeia, de comidas tradicionais, de receitas culinárias e dos trabalhos do campo que ainda fazemos.

Somos um grupo animado e, às vezes, até cantamos, embora nos queixemos das nossas maleitas, com frequência. Damos por bem empregado o tempo que passamos neste convívio porque é o modo de nos sentirmos vivas, animadas e não nos sentirmos sós quando não temos cá a família.

Gilberta Rosa

Adelina Nunes

Dorinda "Gorda"

Dorinda "Menana"

Maria "do Jaime"

Fotos de: V.Quaresma-20/08/2007