CRÉDITOS

Agradecimentos, Pedidos e Promessas

Este site foi construído em boa fé, recolhendo alguns pensamentos escritos do Dr. Mário Mathias, nos seus "Subsídios para uma monografia", insertos no trissemanário "A Comarca de Arganil", entre 1938 e 1945 e nos seus artigos, crónicas, estudos e notas históricas, publicados nos suplementos do Boletim Paroquial "O Facho", entre Janeiro de 1963 e Junho de 1969.

Outras fontes/obras consultadas:
"Peninsulares", de J.Simões Dias / 1876 (Tomo I e II)
"Figuras de Cera", de J.Simões Dias / 1898
"Peninsulares", de J.Simões Dias / 5ª edição 1899
"Figuras de Gesso", de J.Simões Dias / 3ª edição póstuma 1906
"Cancioneiro da Benfeita", por Carlos da Capela / 1988
"Benfeita-Movimento Regionalista", por Carlos da Capela / 1989

Locais de Consulta:
Arquivo documental da Fábrica da Igreja Paroquial de Benfeita (Casa do Padre)
Junta de Freguesia de Benfeita
Biblioteca Paroquial de Côja
Biblioteca Municipal de Arganil e Arquivo Histórico
Arquivo da Universidade de Coimbra
Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra
Arquivo Nacional da Torre do Tombo, Lisboa
Biblioteca Nacional de Portugal, Lisboa
Biblioteca do Jornal Diário de Notícias, Lisboa
Biblioteca Municipal de Elvas
Arquivo Histórico Municipal de Elvas

Em respeito pelos seus autores, muitos trechos transcritos mantiveram a sua ortografia original.

Este é o lugar para os agradecimentos formais

Um agradecimento especial ao "ti Mina" (António Alberto Martins) que, sempre bem disposto, demonstrou uma total disponibilidade para me acompanhar nas minhas visitas fotográficas às Capelas da Benfeita, à Torre da Paz e ao Santuário da Senhora das Necessidades, e me facultou a sua tão estimada colecção de recortes de jornal, para consulta das suas publicações n' A Comarca de Arganil.

Ao padre Dr. António Dinis que me facultou a consulta dos registos paroquiais da freguesia e permitiu a sua divulgação no Site da Benfeita.

Ao Sr. António Quaresma Martinho, então presidente da Junta de Freguesia, que sempre se mostrou apoiante do nosso projecto, bem como ao Sr. Alfredo Gonçalves Martins, que lhe sucedeu no cargo, em 2005, demonstrando igual disponibilidade e apoio.

À minha tia Lucinda que, sempre afável e cordial, me acolheu na sua casa do Areal, enquanto coleccionei e fotografei os elementos necessários para a elaboração deste trabalho.

E à minha saudosa mãe que, com infinita paciência e compreensão me acompanhou neste projecto, em inúmeras viagens que fiz à Benfeita e compreendeu todas as noitadas que passei "agarrado" ao computador.

Todos os trabalhos de concepção, desenho e construção deste site, incluindo pesquisa histórico-documental, fotografias no local, gestão e manutenção, são de minha única e total responsabilidade.

Os meus agradecimentos também a si, caro visitante, pela sua visita a este site e, antecipadamente, pela sua eventual colaboração.

Embora me sinta moderadamente satisfeito com o trabalho que acredito ter conseguido, muito gostaria de receber os seus comentários e sugestões, para alcançar o que ainda tenciono concretizar - (Estará este site, algum dia, terminado?).

Gostaria que este site fosse uma fonte de informação interessante e fiel para os seus visitantes, jovens (e nem tanto) e estou aberto a considerar todas as sugestões positivas e propostas de melhoramento que desejarem propôr-me, caso elas estejam ao nível da minha bolsa e modestos conhecimentos.

VIVALDO QUARESMA

E-Mail: - Telefone: (351) 96 409 59 00