SITE  DA  BENFEITA

 

Da Benfeita para o Mundo...

2001
2011

Na passagem do nosso 10º aniversário impõe-se deixar, aqui, uma nota que registe a nossa satisfação em aqui ter chegado com tão boas recordações e tanta alegria, e deixar o nosso agradecimento pelo carinho demonstrado, a muitas pessoas que, desde o primeiro momento, estiveram sempre connosco e apoiaram o nosso projecto. Outras houve, porém, que nos garantiram que sem "ovos" ninguém fazia "omeletes" e que, se eu queria apresentar um bom "prato", teria de prepará-lo, cozinhá-lo e correr, sozinho, atrás de todos os "ingredientes". E não se enganaram! Mas, a nossa vontade de bem servir continua como no primeiro momento, apesar de tudo!

Quando o Site da Benfeita foi criado em 2001, não havia, na InterNet, quaisquer conteúdos informativos sobre a região. Pesquisar com a chave "Benfeita" não produzia qualquer resultado em nenhum motor de busca. Hoje, sinto uma enorme satisfação em ter ajudado a contribuir para que essa lacuna tivesse sido preenchida, estando já, o espaço da InterNet, bem apetrechado com muita e valiosa informação sobre a região, não só disponível no Site da Benfeita como em outros sítios que, entretanto, foram aparecendo. As redes sociais já são frequentadas por muitos benfeitenses, de todas as idades, espalhados pelo mundo, que trocam mensagens, fotografias, músicas e vídeos com grande frequência. Podemos dizer que, durante estes 10 anos, ajudámos a banalizar a InterNet, no nosso meio.

No entanto, o Site da Benfeita tem visto o seu número de acessos cada vez mais reduzido e o número de mensagens deixadas pelos visitantes ser cada vez menor; mas, não é por causa disso que os nossos objectivos estão em causa ou que o nosso interesse diminui. Atribuímos esse facto à circunstância de muita gente já ter visitado as nossas páginas e os seus interesses estarem, agora, focados na oferta das múltiplas redes sociais, que são cada vez mais apelativas, com jogos e passatempos apaixonantes.

O nosso Site é independente e os nossos serviços não são remunerados; não fazemos peditórios, nem aceitamos donativos. A nossa causa não visa o lucro; por isso, apenas nos dedicamos ao Site por amor à terra e nos tempos livres.
Ainda temos muitos conteúdos por concluir e publicar, alguns dos quais, dada a sua complexidade, requerem alguma investigação e pesquisa, e necessitam de muita disponibilidade.
Na passagem deste 10º aniversário não pretendemos fazer, aqui, nenhum balanço da nossa actividade. Se valeu a pena, ou não, só os nossos visitantes o poderão avaliar. Por nós, apenas nos resta a nossa determinação em continuar o nosso trabalho para a divulgação da nossa terra e da nossa gente.

Figuras de Gesso - 4ª ediçãoEste ano resolvemos presentear os visitantes do Site da Benfeita, com um livro on-line de José Simões Dias, "Figuras de Gesso", agora em 4ª edição, com textos revistos e anotados. Este livro é uma colecção de 10 pequenos contos que, por certo, irão agradar aos nossos visitantes; por isso fazemos tanto gosto em apresentá-lo, aqui e agora, neste aniversário.

Inúmeros visitantes têm passado por aqui, ao longo destes anos, uns por acaso ou curiosidade, outros por laços de amizade que se solidificam cada vez mais, através das mensagens de simpatia que nos vão dirigindo. A esses, especialmente, prometemos não baixar os braços.

Como "projectos para o futuro", gostaríamos de poder dotar este Site com várias melhorias no que respeita à sua renovação tecnológica, aplicacional e de design gráfico, dando o devido destaque aos diferentes conteúdos que o compõem, tornando a sua presença mais eficaz, mais dinâmica e apelativa.
Porém, neste momento, esse projecto inovador e surpreendente, é demasiado ambicioso e tem poucas possibilidades de concretização, no curto prazo, uma vez que os nossos conteúdos já se dispersam em cerca de 500 páginas e isso já não possa ser desenvolvido por uma pessoa só, mas por um grupo de trabalho com capacidades e organização para tal.
Vamos, portanto, continuar por mais algum tempo, iguais a nós próprios, no formato habitual.

A todos e para todos, o nosso MUITO OBRIGADO!

Vivaldo Quaresma - Junho/2011

Obrigado pelo vosso apoio!